26 de janeiro de 2012

MODA MASCULINA "FROM PORTUGAL" COM AMOR



Dois portugueses lançaram-se na aventura de criar a primeira revista portuguesa de moda masculina. De um modesto portal online, a DSECTION passou a publicação internacional com lugar nas bancas em quatro continentes. Nas capas, já reuniram o designer Nicola Formichetti e o fotógrafo Mariano Vivanco. O Life&Style foi conhecer o percurso dos dois empreendedores.

Dedicada à moda e à cultura, inteiramente virada para o público masculino e com o gostinho especial do "from Portugal" - a DSECTION é uma revista bimestral que, desde o seu lançamento online, em Março, e depois da primeira edição impressa, em Setembro, ainda não parou de galgar fronteiras. Á frente do projecto está uma dupla portuguesa, para a qual a moda nem sempre foi o percurso óbvio.
Filipe Fangueiro, de 26 anos, e Paulo Meixedo, com 22, cruzaram-se há três anos, em Lisboa. A ideia de criar uma revista de moda masculina não foi imediata. Aliás, estava, na altura, ainda tão longe quanto os seguidores que, mais tarde, viriam a conquistar. Filipe, jornalista de formação, somava estágios e empregos com pouca estabilidade. Paulo, licenciado em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes, viu o bichinho da moda renascer com a colaboração na alemã Zoot Magazine.

Hoje reconhecem que o arranque deste projecto, com a criação de um portal de moda masculina que actualizavam diariamente, foi fruto de um fermentar de "ideias e gostos similares", mas também um resultado das circunstâncias. "[Este projecto] nasceu, em parte, da necessidade de fazer o meu próprio trabalho - pela conjuntura actual, por estar farto de andar de trabalho em trabalho, de não conseguir criar raízes com ninguém e de não ser reconhecido no que fazia", afirma Filipe. Foi um "ou agora ou nunca" que o nome DSECTION (da palavra inglesa para dissecação) materializou, quer pela vontade de fazer algo "diferente" em Portugal, quer pelo objectivo de explorar a fundo o universo da moda masculina.

O projecto começou em português, mas, um mês depois, para atender a pedidos vindos dos quatro cantos do mundo, passou a comunicar totalmente em inglês. "Começámos a ver que o público era maioritariamente estrangeiro. Recebemos mensagens de muitas pessoas que diziam gostar muito do nosso trabalho, mas que não percebiam o que escrevíamos", contam. Às exigências de admiradores, juntaram-se os primeiros incentivos a uma DSECTION em formato palpável e que fosse distribuída além fronteiras. "Nunca tínhamos posto a hipótese de fazer uma revista impressa", confessa Paulo. "Foi um projecto criado aos poucos - desde termos chegado ao online, até àquilo a que hoje chamamos "o bebé".

O dia em que tropeçaram em Formichetti

Em Maio, os dois percorriam as ruas de Paris quando avistaram Nicola Formichetti - a mente criativa da Thierry Mugler, o director da Vogue Japão e o homem responsável pelos looks excêntricos de Lady Gaga. Sem nada a perder, contactaram-no, ainda que sem muita esperança de obter resposta. "Ele disse 'Adorei o vosso trabalho e quero fazer algo para vocês'. Foi aí que pensámos em aproveitar o facto de irmos trabalhar com ele para lançar a primeira edição impressa com o próprio Formichetti na capa", conta Filipe. Daí ao lançamento da revista em papel, a oito de Setembro, foram quatro meses de trabalho árduo.

Ao primeiro número, a DSECTION começou a ser distribuída em várias cidades europeias, entre as quais Madrid, Paris, Milão, Lisboa e Porto, mas também em Tóquio, Sidney, Rio de Janeiro e Nova Iorque, onde os mil exemplares enviados esgotaram um dia depois de terem chegado às bancas. Seguiu-se uma nova avalanche de pedidos: várias cidades espanholas, Seul, cerca de 50 lojas na Suécia e a parisiense Colette, onde o primeiro número, que tomou como título "Black Issue", também esgotou rapidamente.

Mas são escassos os conteúdos produzidos em Portugal. Filipe e Paulo falam de uma dificuldade em trabalhar dentro de fronteiras. "Mesmo agora, com o segundo número, ainda se torna um bocado difícil termos acesso a determinados materiais e a determinadas marcas cá em Portugal", revela Paulo. A maioria das produções decorre em cidades europeias, para onde a dupla se desloca muitas vezes, em Nova Iorque e no Japão. Nestes casos, a distância imposta pelos oceanos é encurtada pelo telefone e pelo Skype, para que todos os trabalhos corram de acordo com o que os dois mentores idealizaram. "A revista pode ser totalmente em inglês, o conteúdo pode ser feito no estrangeiro, mas é sempre pensado por dois portugueses", sustenta Filipe.

As 20 páginas de Vivanco

O sucesso do primeiro número elevou a fasquia. De repente, era preciso encontrar alguém que trouxesse um bom augúrio à segunda edição. Alguém como Mariano Vivanco, presença assídua em edições da Vogue e da V Magazine, fotógrafo oficial da Dolce & Gabbana e um ídolo para ambos. Estabelecidos os contactos, através do já "padrinho" Formichetti, a edição da DSECTION ganha um editorial, que fez capa, assinado pelo fotógrafo, a princípio, inatingível. "Têm mais 20 páginas para mim na revista?" - foi outra pergunta que apanhou os rapazes de surpresa. Vivanco queria, na verdade, fotografar para além do editorial já concebido para a capa. Desejo concedido e mais um número da revista "from Portugal" nas bancas, desta vez com o tema "Skin Issue".

Mas nem só de editoriais de moda vive a DSECTION. Arte, arquitectura e design são outros focos da revista, ainda que minoritários. Independentemente do tema, a imagem é a prioridade. As fotografias ocupam páginas a fio, em esquema full page, num layout limpo e recto, concebido por Paulo. "Notamos que as pessoas gostam de ver fotografias em grande e de ver que têm força", confirma.

No que toca ao negócio, as vendas do segundo número não ficaram atrás do número de estreia. À medida que entram as receitas publicitárias, Filipe e Paulo vão tendo mais dinheiro para investir, num projecto que começou com os mealheiros dos pais. Tornar a revista mensal é um objectivo que querem ver concretizado a médio ou longo prazo. Mas mesmo que o volume de trabalho aumente, a posição é para manter. "Queremos ter controlo sobre tudo: desde a publicidade que entra, o que os colaboradores escrevem, a correcção dos textos, à fotografia, à paginação e à impressão da revista, da primeira folha que entra até à última que sai", afirma Paulo, reiterando que a revista continuará a ser pensada a dois.

Terceiro número a caminho

"Este tipo de conteúdos é para pessoas entendidas em moda. Não fizemos a revista para pessoas que querem saber o que vestir", define Filipe. A DSECTION é, na óptica da dupla, um espaço no qual são mostradas colecções e que serve de plataforma para manequins, designers e fotógrafos. Muitos viam na DSECTION um projecto sem viabilidade, por o mercado português ser pequeno, pelo contexto económico desfavorável e por ser uma revista masculina sem mulheres na capa. Eles arriscaram. "Foi um risco, mas corrê-lo está a dar um gozo óptimo", exclama Paulo.

Para Fevereiro pode esperar-se uma edição "especial" sob o tema "The Lovers Issue". As produções estão a ser preparadas em Milão e a dupla avança que, no terceiro número, vai pairar o ambiente dos sixties. "Vai retratar um amor", segundo Paulo deixou escapar.

Quando a questão colocada é "Qual o segredo?", as respostas são alvo de hesitação. Talvez o segredo seja mesmo a paixão pelo projecto que mostram tão inequivocamente. "Damos tudo de nós para que dê certo e penso que seja esse o segredo da DSECTION. Neste momento, a nossa vida é isto", explica Paulo.

por: Mauro Gonçalves
http://lifestyle.publico.pt/artigos/298874_moda-masculina-from-portugal-com-amor/-1

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